Araputanga comera 56 anos nesta quinta-feira, 23/05. O município foi criado através da Lei Estadual nº 4153 de 14/12/1979.
Araputanga possui uma Área Territorial: 1.603 km² e está localizado no Sudoeste Matogrossense, à 350 Km da Capital. O Município se destaca com produção Agropecuária, tendo a pecuária leiteira e de corte significativa participação na economia. O município é caracterizado também por pequenas propriedades agrícolas, graças ao modelo colonizatório, vicejando agricultura no solo fértil.
O Lago Azul (foto) é um dos cartões postais do município, administrado pelo prefeito Joel Marins de Carvalho (PSB), sendo o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Ilídio da Silva Neto (PSDB).
FESTIVIDADE
A Promotoria de Justiça da Comarca de Araputanga obteve decisão liminar que obriga a Prefeitura Municipal a fornecer planilha detalhada com os custos a serem arcados pelo município na realização das festividades relacionadas ao aniversário da cidade.
Na ação, o Promotora argumenta que valores expressivos podem estar sendo direcionados para o evento, fazendo referência a processos licitatórios de contratação de atrações artíticas, serviços de publicidade e sonorização ao mesmo tempo que que o Município tem demonstrado resistência em arcar com gastos em áreas essenciais como saúde, educação e assistência social, sob a alegação de falta de recursos públicos.
A promotora levanta dúvidas quanto à legalidade das contratações, em especial por haver entre os organizadores pessoas que já são investigadas por fraude à licitação, por meio de processos licitatórios direcionados e questionáveis.
Diante das suspeitas, o juiz de direito da Comarca de Araputanga acatou a ação civil pública e determinou que a Prefeitura Municipal anexe ao processo todos os documentos relacionados às despesas com o evento, em um prazo de vinte e quatro horas.
Os novos agentes irão comandar as unidades policiais de Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Rio Branco e outros 21 municípios do interior.
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.